![]() ![]() Divulgação Mercopar
|
| Empresas de Caxias do Sul marcam presença na Mercopar |
Prospecção de novos mercados e fechamento de negócios são alguns dos objetivos na feira
Caxias do Sul/RS - A busca por bons negócios na 19ª Mercopar – Feira de Subcontratação e Inovação Industrial que acontece até a próxima sexta-feira (22) nos pavilhões da Festa da Uva, levou as empresas de Caxias do Sul a se qualificarem para a prospecção de novos mercados. Em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), pequenos empresários da cidade realizaram cursos para participarem das rodadas de negócios promovidas na feira. Entre estandes próprios e coletivos são 106 expositores do município. Além deles, grandes empresas da cidade encontram no evento a possibilidade de buscar novos parceiros comerciais através das rodadas de negócios.
Nesta edição, a novidade é a participação de empresas caxienses que atuam na área de Tecnologia da Informação (TI). De acordo com o gestor de projetos do Sebrae Serra Gaúcha, Aldoir Bolzan de Morais, as empresas locais têm a vantagem de trabalhar com softwares específicos para as áreas em evidência na Mercopar. “Como Caxias tem, no setor metalmecânico, uma de suas principais atividades industriais, essas empresas de TI se especializaram em softwares para essas indústrias. Este pode ser um diferencial importante na hora de fechar negócios na feira”, lembra o gestor.
Algumas das empresas locais de TI que participam do evento pela primeira vez foram reunidas em um estande coletivo. Para o gerente de implantação da Effective Gestão Empresarial, Diego Vigano, a feira é uma oportunidade para ampliar contatos para futuros negócios e tornar o empreendimento mais conhecido. “O fato de estarmos todos no mesmo estande também facilita a troca de experiências. Antes de virmos para a Mercopar participamos de um processo de qualificação no Sebrae que nos ajudou bastante”, reforça Vigano.
MERCADO AQUECIDO - Com o mercado local aquecido, outros setores estão em expansão na cidade. Além da área de TI, empreendedores do setor de Petróleo, Gás e Energia também se prepararam para a Mercopar. “Muitas delas são empresas novas. Tecnicamente são completas, mas na área de gestão e vendas elas precisam desse apoio”, ressalta o representante do Sebrae Serra Gaúcha. Apesar de, na maioria das vezes, os empresários verem na Mercopar um momento para busca de novos mercados, pequenas indústrias de Caxias estão encontrando nos expositores locais novos clientes. “Algumas pequenas empresas da cidade não têm contato e acabam encontrando na Mercopar esta oportunidade. Isso possibilita, além do estabelecimento de negócios, uma troca de experiências entre os gestores”, avalia Morais.
A Mercopar é realizada no Centro de Feiras e Eventos da Festa da Uva. A promoção é do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) e da Hannover Fairs Sulamerica, empresa do grupo Deutsche Messe AG. Informações adicionais estão disponíveis no site www.mercopar.com.br.


© Mercopar - por Aldeia - Agência de Internet

