![]() Elias Eberhardt
|
| Além de promover negócios e parcerias entre as empresas, a Mercopar também incentiva a prática de ações voltadas à sustentabilidade e à responsabilidade socioambiental |
Mostra de ações socioambientais ocorrerá durante a Mercopar, em Caxias do Sul
Porto Alegre – Incentivar a prática de ações voltadas à sustentabilidade e à responsabilidade socioambiental é o objetivo da segunda edição da Mostra de Práticas Sustentáveis na Indústria, que será realizada na 17ª Mercopar – Feira de Subcontratação e Inovação Industrial, a maior da América Latina no segmento. Em um espaço de 100 metros quadrados, localizado no Pavilhão 1 da feira (Salão de Energia e Meio Ambiente), um grupo de 14 grandes empresas, entidades e órgãos estaduais e municipais, apresentará exemplos de como contribuir para a preservação do meio ambiente. A iniciativa é do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) e da Hannover Fairs Sulamérica, organizada pelo Instituto Ame – Arte, Meio Ambiente e Educação, com sede em Porto Alegre. A Mercopar será realizada entre os dias 28 e 31 de outubro, das 14h às 21h, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul. A feira é promovida pelo Sebrae/RS e pela Hannover Fairs Sulamerica, empresa do grupo Deutsche Messe AG.
De acordo com a técnica do Sebrae/RS e gestora do projeto Mercopar, Sheila Wainer, o sucesso da primeira edição da Mostra de Práticas Sustentáveis fez com que a entidade desse continuidade ao trabalho. “Além de ser uma iniciativa pioneira na feira, houve bom envolvimento das empresas participantes e um grande interesse por parte dos visitantes. Para este ano, ampliamos o espaço físico de 80 para 100 metros quadrados, possibilitando a apresentação de um número maior de ações sustentáveis”, afirma.
Participam da Mostra as seguintes ações: Reutilização a Reciclagem de Materiais para Decoração, realizada pela Secretaria de Turismo de Canela (RS); Maxitex – Referência nacional e mundial em ecotêxteis, da Maxitex Indústria Têxtil, de Sapucaia do Sul (RS); Utilizando a Cor Ecologicamente Correta, da Serigrafia Rio-grandense, de Porto Alegre (RS); Bolsa de Recicláveis, do Banco de Resíduos da Fiergs – Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (RS); Cadeia de Reciclagem de Lixo Gerando Renda, do Banco do Brasil; Soluções Ambientais, da Fundação Bentogonçalvense Pró-ambiente (Proamb), de Bento Gonçalves (RS); Desenvolvimento e Reaproveitamento de Resíduos Domésticos e Industriais, da Ecociensce – Ciência e Meio Ambiente, de Franca (SP); Energias Renováveis, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs); Equipamentos Ambientais, da Soresul Aeg Comércio de Equipamentos Ambientais, de Porto Alegre; Descarte de Baterias e Celulares, da Vivo; Recapagem e Reutilização, da Hoff, de Portão (RS); Ecoduto – Reciclagem e saneamento, do Sistema Ecoduto, de Pelotas (RS); Os Componentes e seu Reaproveitamento, da Positivo; e Segurança e meio ambiente, da JGB – Equipamentos de proteção, de São Jerônimo.
“A participação das empresas no espaço é de grande relevância tanto para as indústrias, que reforçam sua imagem diante da sociedade, quanto para comunidade em geral, pois é uma forma de incentivar outros empreendimento a criarem suas ações voltadas à sustentabilidade e à responsabilidade socioambiental”, salienta a diretora-presidente do Instituto Ame, Noara Tubino. Segundo ela, a união de esforços pode gerar excelentes resultados. “O trabalho conjunto e a grande rede de integração entre empresas, instituições, órgãos públicos e privados irão promover a mudança e a transformação no planeta”, acredita Noara.
Além da Mostra de Sustentabilidade, o Instituto Ame é parceiro da feira na promoção da Mostra de Artes com Resíduos da Indústria, que terá, entre outros propósitos, a missão de esclarecer, por meio da visualização, o melhor aproveitamento dos recursos, evitando o desperdício. A ação se dará com a apresentação do trabalho de seis artistas responsáveis por esculturas de arte criadas a partir dos resíduos da indústria. O objetivo da exposição será de sensibilizar e conscientizar os visitantes sobre a importância da preservação ambiental.
O Instituto Ame desenvolve trabalhos diversificados voltados à sustentabilidade, à geração de renda e à conscientização da população em prol da preservação do meio ambiente. O objetivo do Instituto é contribuir com empresas, instituições e órgãos governamentais na construção de cidadãos conscientes da importância do equilíbrio do planeta.
A Mercopar, realizada desde 1992, tem como público-alvo empresários, compradores, fornecedores, vendedores, representantes e distribuidores em geral, ligados aos setores metalmecânico, de plástico, automação industrial, eletroeletrônico, borracha e serviços industriais. O objetivo é estimular a integração e a competitividade internacional. O Rio Grande do Sul possui um parque energético rico e diversificado, e conta com o segundo maior parque eólico do mundo. Por isso, desde a última edição da feira, o público visitante pôde conferir o Salão de Energia e Meio Ambiente, área para exposição de tecnologias e serviços sustentáveis ou direcionados ao setor de energia, que novamente estará presente na Mercopar. Entre as novidades deste ano, destaque para a inclusão do setor de movimentação e armazenagem de materiais.
Serviço:
Assessoria de Comunicação do Sebrae/RS: (51) 3216.5165 ou (51) 3216.5182
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Sebrae Serra Gaúcha: (54) 3215.5069
Mercopar 2008: www.mercopar.com.br
Instituto Ame: www.institutoame.com.br
Fonte: Agência Sebrae de Notícias